A ejaculação precoce muitas vezes causa sofrimento aos casais.

A ejaculação precoce é a ejaculação que ocorre muito cedo, geralmente antes, durante ou logo após a penetração.
  • As causas mais prováveis são a ansiedade, outros fatores psicológicos ou pele do pênis muito sensível.

  • Terapia de modificação de comportamento, incluindo estratégias para retardar a ejaculação, ajuda a maioria dos homens.

ejaculação precoce
ejaculação precoce

A ejaculação precoce muitas vezes causa sofrimento aos casais.

Muitos especialistas acreditam que a ejaculação precoce resulta quase sempre de ansiedade ou outras causas psicológicas.

Outros pensam que a pele supersensível do pênis pode ser a causa. Ter relações sexuais com menos frequência do que o desejado pode piorar o problema, tornando o homem ainda mais sensível.

A ejaculação precoce raramente é causada por uma doença, embora a inflamação da glândula prostática, hiperatividade da glândula tireoide ou um distúrbio do sistema nervoso pode causar o distúrbio.

Tratamento

  • Terapia de modificação de comportamento

A terapia de modificação de comportamento pode ajudar a maioria dos homens a superar a ejaculação precoce. Um terapeuta fornece tranquilidade, explica por que a ejaculação precoce ocorre e ensina as estratégias para que o homem retarde a ejaculação.

Outros métodos que podem ajudar um homem a retardar a ejaculação incluem o tratamento medicamentoso (com um inibidor seletivo da recaptação de serotonina, como fluoxetina, paroxetina ou sertralina, ou com antidepressivos tricíclicos, tais como a clomipramina).

Tratamentos locais, que tendem a diminuir as sensações, como a aplicação de um anestésico no pênis e uso de preservativos, podem ajudar os homens a retardar a ejaculação.

Às vezes, pode ser necessária uma combinação de tratamento medicamentoso e terapia de modificação de comportamento.

Quando a ejaculação precoce é causada por problemas psicológicos mais sérios, o tratamento psicológico pode ajudar.

Aprender a retardar a ejaculação

Duas técnicas são normalmente utilizadas para tratar a ejaculação precoce. Elas também ajudam a reduzir a ansiedade, que muitas vezes agrava o problema.

Cada técnica treina o homem a experimentar altos níveis de excitação, sem ejacular. Ambos envolvem a autoestimulação do pênis (enquanto se masturba) ou estimulação por uma parceira até que o homem sente que irá ejacular em breve.

Quando feito com uma parceira, a estimulação é primeiro pela mão e posteriormente, antes ou durante a relação sexual

Na técnica parar-e-começar, a estimulação é interrompida. Com a técnica de aperto, o homem ou sua parceira aperta por 10 a 20 segundos a parte do pênis onde a cabeça (glande) se encontra com o eixo, evitando a ejaculação e diminuindo a força da ereção.

Em ambas as técnicas, a estimulação pode retomar após cerca de 30 segundos. Com a prática, mais de 95% dos homens aprendem a retardar a ejaculação entre 5 e 10 minutos ou mais.